Diversas linhas de estudos têm abordado a temática de Gerenciamento de Resultados na literatura contábil. No entanto, notou-se escassez de pesquisas qualitativas, principalmente quando se trata da percepção de discentes, docentes e profissionais da área contábil. Assim, o objetivo deste estudo foi apreender se as práticas de gerenciamento de resultados aplicadas em entidades são conhecidas e percebidas por alunos do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Federal de Ensino (IFES). Para tanto, utilizou-se de uma Survey para a obtenção das informações, aplicando um questionário semiestruturado aos discentes, baseado no trabalho de Bruns e Merchant (1990). Os resultados encontrados evidenciaram que há precariedade de conhecimentos por parte dos alunos quanto às prática de gerenciamento de resultados e temas afins, como IFRS, CPCs e Accruals. Destaca-se, que 51,96% dos discentes ouviram algo relacionado a gerenciamento de resultados, além de que somente 4,9% deles tinham algum conhecimento sobre accruals. Percebeu-se que estes assuntos foram pouco divulgados em sala de aula e, em situações expostas de casos sobre o gerenciamento de resultados para a amostra, os alunos apontaram que possuem dúvidas sobre o que é ético ou questionável, com limitados entendimentos sobre a discricionariedade existente na Contabilidade. Com base nos achados, esta pesquisa pôde contribuir para as instituições de ensino, de modo que analisem os seus conteúdos explanados em sala de aula, favorecendo a formação de profissionais capacitados para atender às demandas do mercado de trabalho, e realizando suas atividades baseadas na ética em detrimento da manipulação intencional de resultados.