PROJETO JUDÔ NAS ESCOLAS: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS EM ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO DE RIBEIRA DO POMBAL (BA)

Autores
Davi Soares Santos Ribeiro, 1. Fábia Karina Oliveira dos Santos, 2. Davi Soares Santos Ribeiro
Área
Fisioterapia
Resumo

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O Judô é conhecido mundialmente por sua prática ser atrelada a disciplina, conduta ética e moral difundidos pelos princípios filosóficos de Jigoro Kano, o seu fundador. Os ensinamentos do Judô têm se propagado na sociedade atual, através de programas sociais, contribuindo no processo de transformação social e de inclusão dos alunos na sociedade. Nessa perspectiva, o estudo tem como objetivo identificar as contribuições e transformações sociais em adolescentes que são assistidos pelo projeto social judô nas escolas do município de Ribeira do Pombal (BA). Foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, através de questionário com 10 perguntas fechadas. A amostra foi constituída por 20 adolescentes, sendo 10 do sexo masculino e 10 do sexo feminino, com idades entre 12 e 16 anos. Os resultados apontaram mudanças positivas na vida dos adolescentes como respeito e melhor convivência com a família e sociedade. Conclui-se que o judô pode exercer contribuição significativa na formação cidadã de crianças e adolescentes.