Este trabalho é uma pesquisa de campo e tem como objetivo apresentar uma proposta para agilizar o processo de licitação em um órgão público localizado na região metropolitana de Curitiba. Na Fundamentação teórica foram explorados os temas relacionados à gestão pública e licitação embasando-se na Lei 8.666/93 a qual especifica diversas modalidades de licitação. Na coleta de dados para a elaboração do trabalho, no dia 21 de agosto de 2018, foi realizada uma visita à empresa. Na mesma data foi realizada uma entrevista informal com o secretário municipal do órgão em questão e também foi realizada a observação não participativa. Dando continuidade à pesquisa foram identificadas as causas que geram os atrasos nos processos licitatórios do órgão público em estudo, sendo que para identificar as causas foi realizado um brainstorming e para elaboração do plano de ação foi utilizado o 5W2H. Após discorrer cada uma das nove modalidades de licitação, apresentaram-se alternativas de soluções para que evitar os atrasos no processo licitatório causados por: compras indevidas, desperdício de determinado material, seja por má qualidade ou fora do prazo de validade, falta de sistema informatizado, excesso de documentos físicos e falta de planejamento. Observou-se que os atrasos nos processos licitatórios ocorrem por diversos fatores, porém todos são possíveis de serem corrigidos.