RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DE UM CURSO DE HOTELARIA SOB A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA

Autores
Thales Batista de Lima, Gildenilza dos Santos de Melo
Área
Administração
Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar o quanto a formação acadêmica transformou egressos do curso de hotelaria/UFPB para a sua atuação profissional à luz do entendimento de Mezirow. Para compreender a temática da pesquisa foram abordados elementos em torno da aprendizagem transformadora. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, tipo descritiva e de natureza aplicada. Assim, foi realizada uma entrevista semiestruturada com seis egressos do curso de hotelaria, sendo três mulheres e três homens, dois egressos de cada período: 2016.1; 2016.2 e 2017.1. Para a interpretação dos dados foi realizada a análise compreensiva e interpretativa dos dados. Os resultados obtidos demonstram que houve apenas mudança nos esquemas de significado, aspectos como: amadurecimento, adesão de senso crítico, autodirecionamento, autoconfiança e novas habilidades para lidar com os desafios de sua atuação profissional. Conclui-se que há a presença de alguns elementos constitutivos da aprendizagem transformadora, mas a formação acadêmica dos egressos do curso de hotelaria não se revela caracterizada por uma aprendizagem transformadora nos níveis de Mezirow.