VISUAL MERCHANDISING: QUAL A PERCEPÇÃO DAS CLIENTES EM UMA LOJA DE MODA?

Autores
Ana Claudia da Rosa, Andressa Zancan, Anieli Ebling Bulé
Área
Administração
Resumo

O objetivo desse estudo é descrever a percepção dos clientes com relação ao visual merchandising na decisão de compra de uma loja do segmento de modas. Deste modo, entende-se que o mercado varejista de vestuário possui ampla gama de organizações inseridas na busca de satisfação das necessidades dos clientes. Para atender as necessidades dos consumidores surge a adoção do merchandising que favorece as vendas dentro da empresa. Para desenvolvimento dessa pesquisa baseou-se na caracterização do perfil socioeconômico e de consumo dos clientes; na identificação da importância do visual merchandising na decisão de compra dos clientes da loja estudada e sugestões de melhorias com relação ao visual merchandising. A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa, descritiva e como estratégia de pesquisa optou-se pelo estudo de caso por meio da aplicação de questionário. Após a obtenção das respostas, foi realizada a análise do conteúdo das entrevistas e interpretação dos resultados. Conclui-se que o Visual Merchandising é uma importante ferramenta no comércio de vestuário, pois permite que o cliente se interesse pela loja, e pelas coisas que ela oferece garantindo assim que ele seja um consumidor fiel e que esteja sempre frequentando o estabelecimento.