DOCÊNCIA NA DISCIPLINA DE GESTÃO DE PESSOAS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores
Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Maria Gláucia Dourado Furquim, Vanessa de Campos Junges, José Carlos de Souza Júnior
Área
Recursos Humanos
Resumo

A Gestão de Pessoas é um tema emergente, o qual está em pauta a um longo período, estando ainda em construção ou (des)construção, o que interfere diretamente no modo em que é ensinado. Frente a ambiguidade da abordagem e de sua presença nas mais diversas áreas profissionais, pretendeu-se, neste estudo, relatar as similaridades e idiossincrasias na condução da disciplina de Gestão de Pessoas a partir de cursos e Instituições de Ensino Superior geograficamente diferentes. Dessa forma, a articulação entre os relatos apresenta a disciplina da Gestão de Pessoas como um campo frutífero a explorar, tanto no sentido dos meios de ensino em sala de aula como nos diferentes cursos que envolve. Pensar no processo de ensinar e aprender a partir de diferentes aspectos, refletir e ajustar constantemente, para que a formação do docente não se limite à “reprodução” do conteúdo. A abordagem pedagógica adotada pelo IF Goiano visa inspirar uma postura participativa, entendendo a teoria à sua maneira e vinculando-a à prática para que o aprendizado e a retenção do conteúdo ocorram de forma orgânica. Na FURG, é intenção dos docentes criar um ambiente de co criação com os alunos para que eles entendam a relevância dessa abordagem para sua área de atuação, independentemente do curso do qual fazem parte.