O ENSINO DE SISTEMAS LINEARES A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Autores
Liceia Alves Pires, Felipe Claro, Fernando Sakaguti
Área
Pedagogia
Resumo

Este trabalho aborda o ensino de sistemas lineares em um segundo ano do ensino médio. Teve com objetivo apresentar que é possível, por meio de uma sequência didática, da resolução de problemas (descrita por George Polya) e do uso de recursos tecnológicos (Geogebra), trabalhar com os conteúdos e ajudar os alunos a minimizar possíveis dificuldades que tenham em relação ao tópico a ser estudado. O trabalho foi realizado com duas turmas de segundo ano do ensino médio regular de um Colégio Estadual localizado na cidade de Paranaguá – PR. Após análise dos resultados pode-se perceber uma melhora da aprendizagem e na superação das dificuldades, quando utilizadas as metodologias já escritas aliadas a atividades relacionadas com o cotidiano dos alunos.Este trabalho aborda o ensino de sistemas lineares em um segundo ano do ensino médio. Teve com objetivo apresentar que é possível, por meio de uma sequência didática, da resolução de problemas (descrita por George Polya) e do uso de recursos tecnológicos (Geogebra), trabalhar com os conteúdos e ajudar os alunos a minimizar possíveis dificuldades que tenham em relação ao tópico a ser estudado. O trabalho foi realizado com duas turmas de segundo ano do ensino médio regular de um Colégio Estadual localizado na cidade de Paranaguá – PR. Após análise dos resultados pode-se perceber uma melhora da aprendizagem e na superação das dificuldades, quando utilizadas as metodologias já escritas aliadas a atividades relacionadas com o cotidiano dos alunos.

Palavras chave: Sistemas Lineares. Sequência Didática. Resolução de problemas. Geogebra