Com o crescimento da economia da cidade de Mossoró-RN nas últimas décadas, o mercado local passa por profundas mudanças, sendo o mercado alimentício um dos principais segmentos impactados por essas transformações. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise teórico-empírica sobre o ambiente externo de uma Rede de Supermercados, que foi criada em Mossoró e está passando por essa fase de “abertura do mercado”. Quanto aos aspectos metodológicos: Esta pesquisa é de natureza descritiva. A metodologia de pesquisa que orientou este artigo foi o estudo de caso. A técnica utilizada para coleta de dados nesta pesquisa foi a documental. O modelo analítico adotado para a realização desse estudo foi o das cinco forças competitivas proposto por Porter (1991). Percebe-se, através da análise teórico-empírica sobre o ambiente externo da Rede Rebouças de Supermercados, que o mercado alimentício mossoroense está passando por uma fase de elevada competitividade, onde o grau de rivalidade entre os concorrentes é muito acentuado. As estratégias de atuação da empresa se mostram coerentes dentro desse contexto altamente competitivo vivido no segmento em análise, e revelam que a Rede de Supermercados estudada está preocupada com a criação de vantagens competitivas e também em neutralizar os diferenciais de seus concorrentes.