ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO E DA ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO DE UMA REDE DE SUPERMERCADOS

Autores
Arthur William Pereira da Silva, Brenda Nathália Fernandes Oliveira, Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho, Antônia Wigna de Almeida Ribeiro, Ahiram Brunni Cartaxo de Castro
Área
Administração
Resumo

Com o crescimento da economia da cidade de Mossoró-RN nas últimas décadas, o mercado local passa por profundas mudanças, sendo o mercado alimentício um dos principais segmentos impactados por essas transformações. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise teórico-empírica sobre o ambiente externo de uma Rede de Supermercados, que foi criada em Mossoró e está passando por essa fase de “abertura do mercado”. Quanto aos aspectos metodológicos: Esta pesquisa é de natureza descritiva. A metodologia de pesquisa que orientou este artigo foi o estudo de caso. A técnica utilizada para coleta de dados nesta pesquisa foi a documental. O modelo analítico adotado para a realização desse estudo foi o das cinco forças competitivas proposto por Porter (1991). Percebe-se, através da análise teórico-empírica sobre o ambiente externo da Rede Rebouças de Supermercados, que o mercado alimentício mossoroense está passando por uma fase de elevada competitividade, onde o grau de rivalidade entre os concorrentes é muito acentuado. As estratégias de atuação da empresa se mostram coerentes dentro desse contexto altamente competitivo vivido no segmento em análise, e revelam que a Rede de Supermercados estudada está preocupada com a criação de vantagens competitivas e também em neutralizar os diferenciais de seus concorrentes.