O presente artigo é um estudo que surgiu das pesquisas da disciplina de Projeto de intervenção pedagógica da Unifacear Polo Araucária, do trabalho de conclusão de curso e apresenta como tema Autismo: Inclusão na Escola Pública. O artigo investiga a seguinte problemática: Existe uma inclusão ou exclusão da criança autista ne rede pública? O objetivo geral busca analisar a inclusão dos alunos autistas na rede de ensino público. Além de traçar os aspectos gerais sobre o conceito de autismo. E investigar as lacunas existentes entre a legislação (LDB) e sua aplicação em relação aos alunos autistas. Diante das discussões apresentadas, a pesquisa é justificada pela importância da inclusão das pessoas com TEA no âmbito escolar, diante a legislação que assegura está inclusão. A pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa, aliado ao método documental, e diante a pesquisa realizada observa-se que nem sempre houve a isonomia para às pessoas com deficiência, porém, com as mudanças da legislação houve a preocupação de assegurar o tratamento devido para às pessoas com TEA, mas ainda há muito o que se melhorar..
Palavras chave: Autismo, Deficiência, Inclusão, Escola.