IMPACTO DOS CUSTOS NA FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA EM PEQUENOS EMPREENDIMENTOS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E BIBLIOMÉTRICO.

Autores
Adriano Alves de França, Maria das Graças Viana da Silva
Área
Ciências Contábeis
Resumo

O conhecimento dos custos é de fundamental importância para o funcionamento de qualquer empreendimento, pois se os preços de vendas praticados por a empresa forem menores que seus custos, a mesma não sobreviverá no mercado. Neste contexto, esse estudo objetivou analisar os impactos do controle de custos nos pequenos empreendimentos, para formação do preço de venda. Buscando caracterizar os pequenos empreendimentos, identificar os métodos de controle de custos utilizados e apontar o impacto do controle de custos para a formação do preço de venda. A pesquisa feita foi de natureza básica e teve como objetivo o estudo exploratório, com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Com a realização do estudo pode-se concluir que a avaliação e interpretação das informações relacionadas aos custos dos produtos ajudam a alavancar as vendas e o resultado operacional do negócio. E a falta desse conhecimento pode acarretar resultados negativos e bastantes comprometedores para a continuidade das atividades comerciais da empresa.