INDICADORES DE DESEMPENHO E QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: INSTRUMENTOS UTILIZADOS (1991/2020) E AGENDA DE PESQUISA

Autores
Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Lourdes Alves, Pedro Antônio de Melo, Tanise Paula Novello
Área
Administração
Resumo

Entender de que forma a qualidade é discutida e articulada nos indicadores de desempenho dentro do ensino superior é imprescindível, tanto para a tomada de decisão dos gestores educacionais, quanto para os pesquisadores que buscam entender de que formas essas relações acontecem e assim gerar novos instrumentos. O presente texto é uma revisão à nível mundial do que vem sendo pesquisado, escrito e publicado acerca dos indicadores de desempenho e qualidade no ensino superior no recorte temporal dos últimos trinta anos de pesquisa. Operacionaliza-se através de uma pesquisa bibliométrica com 254 artigos, destacando a Espanha como um grande produtor de conhecimento acerca da temática, bem como o pesquisador espanhol Miguel Ángel Sicília, a University of Granada (espanhola) University of Glasgow (britânica) e journal Advanced Science Letters. Infere-se as pesquisas em TRÊS EIXOS, sendo: (1) Pessoas como um dos objetos de estudo: (2) Indicadores e qualidade como foco dos textos; e (3) Tipos de textos que vêm sendo pesquisados e publicados. Por fim, o artigo propõe uma agenda de pesquisa baseado na construção deste texto.