O PROTAGONISMO DA CRIANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores
Solange Woicheowski, Michele Moreira dos Santos Gravetz, Marco Antônio Ribeiro Merlin
Área
Pedagogia
Resumo

O presente artigo tem a temática O Protagonismo Nas Aulas De Educação Infantil, apresentando a seguinte problemática: O que é protagonismo infantil e como possibilitá-lo nas aulas desta etapa de ensino? E teve como objetivo geral investigar o conceito e a importância do protagonismo de alunos da educação infantil e suas implicações, e adentrando nos objetivos específicos buscou levantar dados a respeito da temática em artigos científicos, documentos oficiais e livros de referência selecionando os pertinentes, identificando os conceitos e seus contextos históricos com o foco no Brasil, e analisou as implicações desta prática educacional, utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica e revisão sistemática qualitativa. Na busca de conhecer o contexto histórico da educação infantil no Brasil compreendemos o motivo de muitos associar a educação infantil ao assistencialismo ou como preparação para o ensino fundamental, pois durante muito tempo a creche era atrelada ao direito da mãe trabalhadora, e a educação pré-escolar a preparação para o ensino fundamental. A partir da constituição de 1988 que a criança começou a ser apresentada como um ser de direitos, e as leis seguintes colaboram para tornar a educação infantil etapa da educação básica com características e personalidade própria. A criança para se desenvolver de maneira integral precisa ser um agente ativo durante o processo de ensino aprendizagem, e cabe ao professor e a toda comunidade escolar oportunizar a criança os recursos tantos estruturais como humanos para que o protagonismo infantil possa ser efetivado.