O SABER-FAZER DOCENTE FRENTE ÀS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores
Lidiane Furman, Grazielen Machado Ocraska, Taina de Fatima Amaro, Henrique Rodolfo Theobald
Área
Pedagogia
Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar como o saber-fazer docente se efetiva frente as metodologias ativas. Inicialmente a pesquisa conceitua as metodologias ativas, aborda a formação docente voltada a estas metodologias e discute sobre a relevância do currículo inovador, na perspectiva de Morán (2015), Bacich e Moràn (2018), Baldez; Diesel; Martins (2017), Borges e Alencar (2014), Moreira e Ribeiro (2016) e Barbosa e Moura (2013). Em seguida, explora o uso das metodologias ativas na atuação do educador no ensino fundamental I, por meio da análise das respostas a um questionário utilizando a ferramenta Google Forms. Conclui que, do universo de respostas, 45% dos docentes conhecem e/ou ouviram falar em metodologia ativa, predominando a ideia de protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, e um certo viés aponta para a importância da mediação e relevância do saber fazer-docente para que se efetive na prática o uso das metodologias ativas no ambiente educativo.