A separação física entre o professor e o aluno criando uma situação de autoaprendizagem é atualmente um processo de desenvolvimento normal e crescente devido ao status quo da sociedade e tecnologia atual. Este trabalho teórico-prático tem como objetivo ressaltar todo este desenvolvimento tecnológico na educação por meio da aplicação de uma tecnologia conhecida como realidade aumentada (RA) no ensino de um tópico do conhecimento em Química. O tópico escolhido foi o teste de chama que é um experimento muito simples e bastante difundido para explicar fenômenos ligados à atomística e no reconhecimento de substâncias químicas. A realidade aumentada tem se mostrado promissora devido a inserção de animações tridimensionais e interativas na tela de dispositivos. E logo que existe uma falta de relatos na aplicação em ensino de química, este trabalho se mostra atraente como fonte de informação e debate sobreo assunto. Usamos como meio de aplicação da realidade aumentada os smartphones que são dispositivos eletrônicos na maioria considerados vilões em uma sala de aula, já que desperta o interesse dos alunos em assuntos paralelos a aula, mas que potencialmente possuem recursos que podem ser usados de forma benéfica para fins educacionais como um complemento para o aprendizado.